domingo, 21 de junho de 2015

A Mágica da Arrumação : 9 dicas

Se você está louca para arrumar a sua casa e de uma forma geral tornar-se uma pessoa mais organizada, você já deve ter ouvido falar no livro "A Mágica da Arrumação" da japonesa Marie Kondo. Ele está na lista do New York Times e já vendeu milhões de cópias pelo mundo. Sinceramente, trata-se de um manual de duzentas páginas que poderia ter no máximo cinquenta. Para te poupar desse tempo perdido seguem os principais pontos:

1) Dois tipos de desordeiros. 
Para ela, existem duas categorias de pessoas que vivem na desordem: aqueles que não conseguem descartar nada e aqueles que não conseguem guardar as coisas de volta no mesmo lugar. Ah, existe o pior caso de todos: aqueles que se encaixam nas duas categorias.

2) É sempre melhor arrumar de uma vez só.
Segundo Marie, para não ter recaídas e para ser mais eficiente deve-se arrumar tudo de uma vez. Na minha opinião essa idéia é utópica, porque quem tem tempo de fazer tudo de uma vez não tem nada para fazer da vida ou tem ajuda de uma personal organizer ou possui no máximo cem objetos.

3) Arrume por categoria.
Marie Kondo diz que arrumar por categoria é a forma correta de organizar. Por exemplo, os livros têm que estar todos no mesmo lugar, não adianta deixar alguns no quarto, outros no escritório e outros na sala.

4) Comece descartando.
A fórmula de sucesso da autora consiste em descartar tudo que você não vai querer primeiro para depois pensar no lugar mais adequado para cada coisa. Achei muito legal a dica de que não vale a pena guardar  "roupas para ficar em casa" porque isso acaba entulhando o armário de lixo. O que você não gosta de usar deve ser descartado e não virar loungewear. Outro ponto que achei uma piada foi o conselho de que guardar três fotos por viagem é suficiente (do que vale a vida sem as lembranças???).

5) A sequência ideal para o descarte.
É muito comum começarmos uma arrumação pela categoria errada e acabarmos desistindo dela. Por exemplo, se começarmos pelas fotos vamos perder muito tempo e descartar muito pouco, por serem objetos emocionais. A ordem perfeita seria: roupas, livros, papéis, miscelânea (todos os itens que não se encaixam em nenhuma categorias) e objetos emocionais (fotos, recordações). Assim, quando a pessoa chegar nos mais difíceis ela já estará craque.

6) Só guarde o que te dá alegria. 
O critério para descarte da maioria dos itens (tirando itens necessários como remédios e documentos) é: Isso te traz alegria? Se a resposta for não, pode descartar. Nessa parte achei interessante o que ela diz sobre livros que nunca foram lidos. Segundo ela, quando a pessoa compra um livro ela está numa vibe ou momento de vida específico para aquele tema ou assunto. Se aquele livro não for lido naquele momento dificilmente ele será lido no futuro. Fiz um exercício para o meu caso e realmente faz todo sentido.

7) Não deixe a sua família participar.
A sua família trabalhará quase sempre contra o trabalho de descarte. Irão sempre achar que existe uma outra utilidade para o item que você está descartando e no final o lixo continuará acumulado.

8) A boa organização é simples.
Segundo a autora quando a organização é feita de forma correta ela só será feita uma vez. O que você precisa é tempo, objetos de organização são extremamente desnecessários.

9) Depois que a sua casa estiver em ordem você estará pronta para novos desafios.
Aí vem a parte auto-ajuda do livro, dizendo que se a sua casa estiver em ordem você será uma pessoa, menos ansiosa, menos presa ao passado, mais confiante e mais feliz. Eu duvido desse poder todo, mas bora tentar?





Um comentário:

  1. Adorei este post. Continue SEMPRE nos mantendo informadas com as novas tendencias e noticias pelo mundo. Sou sua fã. P A R A B E N S.
    Bj,
    Maria Luisa Pereira Leite
    Personal Organizer
    www.espaco-organizar.com.br

    ResponderExcluir