segunda-feira, 20 de julho de 2015

O Alfabeto da Política Atual

A Ajuste Fiscal - Tão desagradável quanto necessário. Não tem o que discutir, o Governo gastou demais, e a conta tem que ser paga. Sem isso não há como vislumbrar qualquer tipo de crescimento no futuro.

B Base Aliada - Nunca vi uma base tão não aliada como estou vendo agora. Com o barco do PT afundando, o PMDB e outros partidos estão cada vez mais longe do Governo.

C Cardozo - O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na minha opinião envelheceu dez anos em um. Está tendo que dar explicações a todos, a CPIs e principalmente ao próprio PT, por não influenciar a Polícia Federal a poupar políticos na Lava-Jato.

D Dilma - Inferno astral é pouco, estão todos contra ela, inclusive o Lula. Vai ter que lutar com unhas e dentes, como ela mesma disse, para manter-se no Poder.

E Eduardo Cunha - O Presidente da Câmara tem sido o protagonista da revolta da Base contra o Governo. Agora então que o seu nome apareceu na Lava-Jato, rompeu com o Governo e está levantando CPIs perigosas como a do BNDES e pedindo pareceres jurídicos sobre um impeachment.

F Fernando Henrique Cardoso - O líder de honra do PSDB está atacando o Governo mas não defende um impeachment. Do jeito que está a situação política e econômica do País é melhor para o partido deixar a Dilma sangrar até as próximas eleições.

G Grau de Investimento - O que o Brasil está prestes a perder. O selo de qualidade que as agências de risco dão para destinos seguros de investimento não tem muito mais a ver com a nossa situação atual. Bem que o Ministro Levy tem tentado mas convencê-los que a situação irá mudar está cada vez mais diícil.

H Humberto Costa - Senador do PT que segundo os delatores da Lava-Jato recebeu um milhão de propina da Petrobrás para sua campanha em 2010.

I Inflação - Depois de segurar preços no período pré-eleições, os preços não tem dado trégua. Destaque para energia que o Governo estimulou o gasto em 2013 já sabendo que iria faltar no futuro próximo.

J  Joaquim Levy - O bastião da credibilidade do Governo atual. Levy poderia estar ganhando dinheiro na iniciativa privada mas preferiu assumir esse desafio hercúleo de tomar conta da Economia agora. O pai do ajuste fiscal acredita que se conseguir aprovar tudo, a confiança no futuro irá mudar o jogo. Tomara!

L Lava-Jato - O que nasceu como uma operação da PF par desmantelar um esquema de corrupção dentro de um lava-jato em Brasília virou o maior escândalo de corrupção da história do Brasil. Definiria também a Lava-Jato como a pauta permanente do Jornal Nacional.

M Michel Temer - O vice-presidente tem sido o único elo de ligação do Governo com o PMDB e a base aliada. O Governo precisa tanto dele que precisou chamá-lo para articulação política.

N Nelson Barbosa - O Ministro do Planejamento, chamado junto com Levy para colocar ordem na casa, foi desmentido por Dilma em uma das suas primeiras falas oficiais.

O Oposição - Eu definiria a oposição de hoje com uma única palavra: incoerência. Quando Aécio era candidato, o Armínio Fraga (que seria o Ministro da Fazenda caso ele ganhasse) pregava o ajuste fiscal. Agora só pra tumultuar ele vota contra, para onde foram os interesses do Brasil?

P Petrobrás - Eu tenho pena da Petrobrás! O que poderia ser quiçá a maior empresa do mundo virou o melhor veículo de corrupção da história do Brasil, isso porque não chegaram no BNDES ainda...

Q Quebra-Cabeças - É o que se tornou a situação da corrupção no País. Através de um quebra-beças que aos poucos vai sendo montado cada vez menos gente fica de fora.

R Ricardo Levandowski - O Presidente do STF é o representante do PT no Superior Tribunal Federal. Foi pego recentemente em uma reunião não oficial com a Presidente Dilma em Portugal, do que será que eles estavam falando?

S Sérgio Moro - O juiz que está por trás da Lava-Jato assumiu de vez o posto de herói nacional, que antes pertencia a Joaquim Barbosa. Força Moro!

T Trabalho - A taxa desemprego trimestral é a menor desde o início da pesquisa em 2012, hoje aproximadamente 8 milhões estão sem emprego.

U União - O Tribunal de Contas da União pediu a Dilma que explique as pedaladas fiscais que o Governo tem dado. As pedaladas são manobras feitas nas contas para que as metas fiscais sejam atingidas.

V Volatilidade - Em um país no qual a situação política é instável, a volatidade nos mercados passa a ser uma constante.

X Xilindro -  É para onde estão indo todos os núcleos operacionais  e empresariais da Operação Lava-Jato. Agora só falta o núcleo político.

Z Zelotes - Operação da Polícia Federal para desmantelar o esquema de corrupção que havia no CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), no qual essa área da Receita Federal pedia propina a empresas para livrá-las de dívidas fiscais.

2 comentários:

  1. Texto conciso e abrangente. Em apenas 5 minutos de leitura desse alfabeto da política atual nos inteiramos da nossa desoladora situação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!! Amei!! Texto maraaaa!! Simples e mega explicativo!! Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir