terça-feira, 4 de agosto de 2015

Agenda x Prioridades

Pode parecer um papo muito auto-ajuda, mas você já parou para fazer uma lista de prioridades de vida? Mas tem que ser prioridades reais, não aquelas que a gente fala para as pessoas, tipo "vou fazer mais exercícios"... Não quero usar aqui a palavra felicidade para não soar clichê, vou usar outras duas palavras: realização e propósito. Por exemplo, cuidar do meu filho me dá uma sensação de realização e ao mesmo tempo um senso de propósito de vida. Muitas pessoas podem dizer, mudar de carreira ou mudar de estilo de vida. Enfim, pense no que faz mais sentido para você. Pode eleger umas cinco ou dez, o quanto você quiser.
Agora com a lista de prioridades feita, dê uma olhada na sua agenda. Muitos irão tomar um susto! Pelo menos foi a minha reação quando fiz esse exercício. A gente não percebe mas o tempo é o bem mais escasso do mundo e não sobram formas de desperdiçá-lo. Quando paramos para analisar as nossas atividades (e por isso mencionei a agenda), muitas delas não estão ligadas com os nossos sonhos ou prioridades. É claro que existem necessidades chatas e necessárias, como ir ao supermercado, mas nada do que desejamos irá acontecer se não desmembrarmos prioridades em atividades e formos realizando pouco a pouco. De novo vou recorrer a um exemplo: vamos supor que a minha prioridade é me tornar uma pessoa mais saudável. As atividades que tem que estar na minha agenda são: desde os exercícios com hora marcada até pesquisar receitas mais leves e ir ao supermercado comprar os ingredientes. 
Não sei se consegui me expressar de forma clara mas, o que quero dizer é que o nosso discurso de felicidade muitas vezes não tem relação com o que fazemos no dia-a-dia. E que muitas vezes a felicidade pode estar no meio do caminho, é só pôr a mão na massa. Pense nisso!

Resultado de imagem para prioridades

Um comentário: