sábado, 15 de agosto de 2015

Top 10 da semana

1) Ferguson
Um ano após a morte do jovem negro Michael Brown por um policial brando, a cidade de Ferguson (Missouri), entra em estado de emergência. Protestos tem acabado em tiros, o que mostra que a tensão racial nos Estados Unidos vive um momento complicado. Outros dois casos de mortes de negros por brancos, Eric Garner e Sandra Bland, ajudaram ainda mais a aumentar essa tensão.

Resultado de imagem para ferguson protestos



2) China
A China está atualmente passando por alguma espécie de inferno astral. Com as bolsas despencando há mais de um mês, agora o Governo começou a desvalorizar a sua moeda, o yuan, em uma tentativa de melhorar a sua economia. Essa desvalorização derrubou os mercados ao redor do mundo, e afetou diretamente o Brasil. Como somos exportadores em relação a eles, a demanda pelos nossos produtos tende a diminuir. E para piorar de fato a situação, uma explosão em um porto do país deixou 17 mortos e centenas de feridos.

Resultado de imagem para china yuan



3) Moody`s
Existem três grandes agências de risco que o mercado escuta: Standard & Poor´s, Moody´se Fitch. A Standard & Poor´s já havia rebaixado a nota do Brasil, deixando-a um passo de perder o grau de investimento (selo de bom pagador). Agora foi a vez da Moody´s, a única diferença é que ela deixou a perspectiva estável,enquanto a Standard & Poor´s havia deixado a perspectiva negativa. Isso animou o mercado pois dá ao Ministro Levy uma sobrevida para salvar a economia.

Resultado de imagem para grau de investimento



4) Dilma e Renan
Essa semana apareceu uma luz no fim do túnel de Dilma que atende pelo nome de Renan Calheiros. O presidente do Senado parece que atendeu o vice Michel Temer e elaborou uma agenda positiva para o País que continha 29 itens. Chegou até a receber o Ministro Levy e aumentou ainda mais a lista. É fato que isso melhorou um pouco o caos político que está acontecendo no País mas a pergunta que não quer calar é: O que ele pedirá em troca?

Resultado de imagem para dilma e renan



5) Uber
Chegou ao suprassumo do absurdo a guerra entre taxistas e Uber. Essa semana um motorista do Uber foi acionado para buscar um passageiro no Itaim, e quando chegou ao destino se viu preso numa armadilha montada por taxistas que depredaram o veículo e o intimidaram. Não é a primeira vez que episódios como esse acontecem nas capitais do país. Em um deles, os passageiros foram obrigados a descer do carro e embarcar em um táxi comum. Uma coisa é o pedido de regularização do serviço, o que é compreensível, outra coisa é violência. Assim, caros taxistas, vocês perdem a razão...

Resultado de imagem para uber




6) Grécia
Foi aprovado pelo Eurogrupo o terceiro programa de ajuda a Grécia que pode emprestar ao país até 86 bilhões de euros em três anos. Se de um lado o Ministro das Finanças se mostra otimista, de outro está o Premiê Tsipras, aquele que já se mostrou bastante volúvel. Resta saber se eles vão conseguir implantar todas as reformas que prometeram. Tomara que sim, porque o dinheiro dos alemães e de outros europeus não é capim.

Premiê grego sente sono depois de tantas horas negociando a aprovação do resgate  (Foto: Reuters)




7) A Babá Matadora
As imagens abaixo correram o mundo essa semana. Segundo uma revista americana, a moça abaixo poderia ter sido o pivô do término do casamento de ninguém menos que Gisele Bundchen. A prova seriam os anéis que ela usa, que pertencem a Tom Brady, marido de Gisele. Ela teria pegado uma carona no avião do patrão Ben Affleck, no qual Brady também estava. Fato é que Jennifer Garner, mulher do Affleck, entrou com um pedido de divórcio recentemente. Eu é que não queria ter uma pessoa dessas por perto...#timedasmulherescasadas


Resultado de imagem para baba de gisele   Resultado de imagem para baba de gisele




8) Embaixada Americana em Cuba
Foi reaberta essa semana em Havana, a Embaixada dos Estados Unidos. A paz entre os dois países não deixa de ser mais um ponto do Governo Obama na Política Externa. Duas questões ainda estão em aberto: até quando o embargo durará e será essa abertura entre os dois países causará uma evasão de jovens para os Estados Unidos? Quem viver verá!






9) 70 anos do fim da Segunda Guerra
70 anos se passaram desde o fim da Segunda Guerra Mundial. A Guerra que custou a vida de mais de 60 milhões de pessoas, durou 6 anos e envolveu todos os continentes, continua sendo tema de livros, filmes, documentários, etc. Abaixo a obra do brasileiro Kobra, que retrata o beijo que simbolizou o fim da guerra.





10) 16 de Agosto
A Dilma bem que tentou essa semana...Fez jantares praticamente todos os dias (com senadores, Judiciário, Ministros)  tentando minimizar os efeitos da crise política. Chamou a CUT para ajudar e conseguiu o apoio de Renan Calheiros. Agora nos resta esperar para ver quais serão os desdobramentos dos protestos de amanhã. A oposição já apoiou, mas não se sabe ainda se Aécio participará. Qual será o recado final?

Resultado de imagem para protestos 16 de agosto

3 comentários: