domingo, 13 de março de 2016

Top 10 da semana

1) A Sentença
Foi condenado pela sua participação no esquema de pagamento de propinas a Petrobrás, o presidente do Grupo Odebrecht Marcelo Odebrecht, a dezenove anos e quatro meses de prisão. O executivo, que está preso desde junho do ano passado e até agora tinha se recusado a falar, pode estar perto de uma delação premiada.

Resultado de imagem para marcelo odebrecht delação premiada


2) Pegas no Doping
Foram pegas em exames antidoping as atletas Maria Sharapova e Ana Claúdia Lemos. A tenista, confirmou que fez uso do medicamento Meldonium sem saber que ela estaria na lista atualizada de substâncias proibidas da Agência Mundial de Controle Antidopagem. Fato esse difícil de acreditar, uma vez que a tenista é acompanhada de perto por uma equipe multidisciplinar. A Tag Heurer e a Nike já retiraram seus patrocínios da russa (a renda dela vinha 73% de publicidade). E aqui no Brasil a velocista Ana Cláudia Lemos, foi também pega e corre o risco de ficar de fora das Olimpíadas do Rio.

Resultado de imagem para maria sharapova



3) Updates do Zika
- Foi publicado um estudo da Fundação Oswaldo Cruz que fala que não é só no primeiro trimestre de gravidez que as grávidas estão correndo risco caso sejam infectadas pelo zika. Casos mostram que a ligação com a microcefalia pode ocorrer no segundo ou terceiro trimestre.
- Foi realizado um encontro da OMS no qual foram definidos três frentes de trabalho para combater o zika: diagnósticos, prevenção e vacinas. O que foi descoberto é que fumacês são ineficientes e que o mosquito está cada vez mais resistente aos repelentes. No lado da vacina, o representante do Instituto Butantã Jorge Kalil, contou que pediu trinta milhões ao Governo para desenvolvimento da vacina e até agora não recebeu um centavo.

Resultado de imagem para zika


4) Que ajuste fiscal que nada
Enquanto o Brasil vê sua economia sangrar e o ajuste fiscal miar, o Governo lançou essa semana mais duas excelentes inciativas na arte de dar dinheiro. Primeiro o BNDES vai diminuir as taxas de financiamento de infraestrutura, resta saber quem vai pegar empréstimo, uma vez que quase todas as empresas desse segmento estão envolvidas na Lava-Jato. Segundo, a Caixa vai baixas as taxas para aluguéis de um segundo imóvel, uma idéia brilhante para pessoas que não conseguem pagar mais nem o primeiro. Enquanto isso a Reforma da Previdência é postergada ad infinitum...

Resultado de imagem para rasgar dinheiro


5) Lula na cadeia?
Foi pedida essa semana pelos promotores do Ministério Público de São Paulo, a prisão preventiva do ex-presidente Lula e de outras pessoas. O consenso até agora é que esse ato foi precipitado e tirou a força da Lava-Jato, podendo até ajudar Lula no seu papel de vítima. A juíza do caso já se manifestou dizendo que vai olhar o caso com calma. No âmbito político, está sendo cogitado transformar Lula em ministro para que ele adquirisse foro privilegiado. Seria o auge da vergonha...

Resultado de imagem para prisao preventiva lula


6) Eleições nos EUA
Tudo indica que a eleição americana deste ano será disputada por Donald Trump e Hillary Clinton. O Partido Republicano tem feito o possível para tirar o magnata da disputa, o que tem se mostrado inútil. As prévias desta terça na Flórida mostrarão se o queridinho republicano Marco Rubio continuará ou não na disputa. Do lado democrata, Bernie Sanders continua dando trabalho a Hillary, mas é quase certa a indicação da ex-secretária de Estado do Governo Obama.

Resultado de imagem para donald trump and hillary clinton 


7) Fim da novela
Depois de ter se arrastado por intermináveis meses acabou a tortura, na verdade, acabou a novela de João Emanuel Carneiro. O autor, que iniciou a trama com a responsabilidade do ibope de Avenida Brasil nas costas, acabou com o ibope meio em baixa. Mas se teve uma coisa que ele acertou foi no timing da trama. A novela terminou com o pai da facção sendo pego e dando fim a uma das maiores organizações criminosas do país. Soa familiar?

Resultado de imagem para fim de a regra do jogo


8) E os refugiados?
O destino dos refugiados que chegam à Europa de países com a Síria é cada vez mais incerta. Essa semana, durante cúpula em Bruxelas, foi decidido o fechamento da Rota dos Balcãs. A Grécia tem sido o destino principal desses migrantes e está cada vez mais perto de sofrer uma crise humanitária. A chanceler alemã Angela Merkel tem cada vez mais se tornado uma voz solitária quando diz que a Europa precisa se reunir para acolher essas pessoas. 


Resultado de imagem para refugiados


9) Dia Internacional da Mulher
Muito já foi dito e sempre é dito sobre esse tema, então acho que é difícil acrescentar, principalmente no que tange os direitos iguais. O que eu queria ver e não vi até hoje é um estudo que compare países com maiores licenças paternidade com mulheres em altos cargos. Na minha humilde opinião isso faz mais diferença do que cotas e campanhas de conscientização.

Resultado de imagem para dia das mulheres direitos iguais


10) Vem pra Rua!
Já são cinco e meia da tarde do domingo e já posso afirmar que as manifestações ao redor do país foram um sucesso, pelo menos em termos de quórum. O que ninguém sabe ainda é qual será o viés prático do esgotamento do brasileiro em relação à corrupção. Seguem alguns atores dos próximos capítulos: Renan Calheiros (porque caberá as Senado dar prosseguimento ao julgamento) e STF (com todos os seus ministros). O Juiz Sérgio Moro fez e fará a sua parte, o que me dá mais medo é que agora dependemos dos políticos para dar o desfecho nesse importante capítulo da história do Brasil!



Um comentário: